O Blog da Dlife é um espaço livre sobre tecnologia, tendencias de mercado e assuntos do cotidiano. É um canal de comunicação entre os profissionais de nossa empresa e os clientes e internautas que gostam de sobre a vida digital.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Flash Mob - Já assistiu ou participou?

Saudações Amigos


Hoje estou aqui para falar sobre um assunto que para muitos já nem é novidade mas, para várias outras pessoas ainda trata-se de algo que pode surpreender.

Voce já ouviu falar de Flash Mob?



No mundo atual, regido pelas redes sociais da internet, o termo Flash Mob reflete o comportamento de grupos. Mas antes de comentar sobre a nova faceta deste tipo de ação coletiva vamos colocar aqui uma definição encontrada na enciclopédia Wikipédia:

"Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social."

"O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como o conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que estas prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob




Muito bem... Agora que estamos cientes das origens desse termo podemos continuar nossa pequena análise.

Essas mobilizações relâmpago acontecem por todo o mundo, inclusive no Brasil. São organizadas hoje principalmente por meio da internet através de redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e outros, além do velho e conhecido email.

O Fato é que este comportamento da sociedade moderna é fascinante. É muito curioso saber que, enquanto estamos dormindo, trabalhando ou simplesmente clicando compulsivamente no controle remoto a procura de um programa interessante na TV, centenas e as vezes milhares de pessoas estão tramando uma nova aparição em público com danças sincronizadas, guerras de travesseiros ou outra idéia tão inusitada quanto a própria concepção desse comportamento social.

Se você perambular pelo Youtube procurando esse assunto vai encontrar vídeos de tirar o fôlego. São apresentações de dança muito bem sincronizadas por pessoas comuns, muitas vezes orientadas por coreógrafos e é claro, motivadas por empresas patrocinadoras e interessadas nesse tipo de atenção da mídia digital.

Estes encontros e apresentações acontecem no mundo todo, inclusive no Brasil. Nem a tradicional e milenar Jerusalem fica de fora quando se trata de mobilizações relâmpago arquitetadas na web.

Além das danças coletivas e guerras de travesaseiros existem outros estilos como Zombie Walk (caminhada de zumbis), como acontece em Porto Alegre. Também existem os Mobs políticos, de protestos e de conscientização. Mas temos que admitir que os eventos mais empolgantes de assistir são as apresentações de dança pela ação contagiante e pelo sincronismo.

Abaixo apresento alguns vídeos de flash mobs realizados pelo mundo:

Jerusalem YMCA FlashMob




O Maior Flash Mob do Mundo I Gotta Feeling Live at Oprah's




Michael Jackson Dance Tribute - STOCKHOLM




Zombie Walk em Porto Alegre




Este tipo de festa instatânea que temos hoje, orquestrada por redes sociais e fomentada por empresas que atuam no mercado digital mostram que o comportamento da sociedade moderna está realmente mudando.

Posso assegurar que, se este tipo de mobilização fosse tentada a trinta anos atrás, levaria uma eternidade para sincronizar todas as pessoas e as chances de ser um grande fracasso seriam de quase 100%. Fora o fato de que a sociedade da época, dita "conservadora e de moral absoluta" reprovaria de forma preconceituosa e mesquinha.

É estimulante constatar que estes tipos de ações realizadas em público, no meio da rua, muitas vezes desperta sorrisos nos rostos de quase todas as pessoas que tem o privilégio de estar no lugar certo, na hora certa. Até os mais carrancudos e apressados das grandes cidades se rendem a energia que se espalha rapidamente numa apresentação dessas.

Na minha modesta opinião estas manifestações são muito saudáveis e extremamente bem vindas pois quebra, mesmo que por alguns minutos em poucos locais do mundo, o formalismo ultrapassado de uma era dominada por indivíduos auto aclamados "intelectuais donos da verdade" profundamente iludidos pelo pensamento de que detém as rédias da civilização.

Fico cada vez mais entusiasmado com a internet de hoje, que para muitos é apenas uma tecnologia de comunicação. Com certeza posso dizer que não ela não pode ser resumida em um conceito simplesmente técnico e material.

Estas mobilizações relâmpago mostram claramente que a rede mundial chamada de Internet ou World Wide Web está deixando de ser uma rede mundial de computadores para se tornar uma Rede Mundial de Seres Humanos.


Abraço e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário